sexta-feira, 17 de julho de 2020

#10 - Pensamentos perdidos e Livro Warren Buffett e a Análise de Balanços

Opa, tudo bom?

Comigo está tudo ótimo, mas eu tenho visto algumas variações no meu humor e na minha saúde mental. Desde quando começou a ter essa quarentena eu basicamente não tenho contanto com ninguém, digo uma conversa boa e prazerosa, alguém pra rir e fortalecer uma amizade, até mesmo amizades mais coloridas, já que a minha última foi exatamente antes de decretarem quarentena em SP. 

Todo esse tempo sozinho me forçou a começar a conversa comigo mesmo, coisas que eu não fazia antes. Não é falar sozinho, isso eu já faço a muito tempo, digo me questionar, me conhecer e essas coisas. Comecei a praticar meditação e reflexões e isso me ajudou a passar bem pela quarentena, até mesma quando eu estava com suspeitas do doença e passei 5 dias de cama com febre e agonia (sozinho!). 

Pois bem, recuperado, voltei a trabalhar e planejar mudar de apartamento e a vida começou a melhorar, fiquei animado por estar me mudando e também por ter de volta o contato humano com outras pessoas, nesse caso, os meus colegas de trabalho, mas logo depois um colega que trabalha do meu lado testou positivo para covid e fui afastado por 10 dias, homeoffice dos chatos, basicamente ficar o dia todo preenchendo um .doc ou um excel e respondendo wpp. Acabou que nesses dias eu acabei me sentindo muito pra baixo, muito desmotivado, com aquela sensação de ter vivido NADA em 2020 e que a vida está passando pelos meus olhos, refleti e verifiquei o que eu faço o dia todo além do trabalho e se resume a ler e estudar finanças, ver seriado de comédia e dormi. Isso me trouxe uma angústia tão grande que fico pensando em larga tudo e viver um projeto que tenho a muito tempo: uma viagem de longo prazo, provavelmente mais de 1 ano, famoso ano sabático. Claro que pra fazer isso eu teria que largar o emprego, um bom emprego por sinal, larga todo resto e cair na estrada, lógico que com isso vai embora os aportes constantes e entra o consumo do patrimônio formado.

Apesar disso ir contra toda a minha filosofia de investimento, mas vai muito a favor do que eu quero pra agora. Veja bem, eu já planejava fazer essa viagem, mas daqui uns 6 ou 8 anos, quando eu tivesse um patrimônio sólido, mas acontece que nesse tempo, apensar do patrimônio engordar, eu estaria vivendo com essa angústia e essa sensação de não aproveitar a vida, sem falar que eu vou estar bem mais velho, beirando os 40. Não seria melhor fazer essa viagem agora, enquanto ainda sou jovem e tenho mais disposição?!

Essa semana foi toda nesse dilema, pesquisei muito e a minha "renda passiva" é suficiente pra me sustentar na estrada, sem consumir muito o patrimônio já formado, sem falar que eu não iria viajar agora, iria planejar no minimo por 1 ano, até abrirem as fronteiras de novo. O plano seria parar os aportes (já parei, ta tudo indo pra reserva de oportunidade de novo) e fazer o colchão da viagem e daqui um tempo cair na estrada, a ideia seria consumir apenas a verba da viagem e os meus investimentos de longo prazo continuariam intactos. 

Meu plano com a IF sempre foi criar um patrimônio sólido pra fazer 1 ou 2 viagens foda por ano, mas será que eu tenho que sacrificar uns 10 anos pra isso? Seria uma boa decisão? Sinceramente não sei, tenho um tempo bom aí pela frente pra refletir e pensa nisso.

Sou fascinado por viagem, outras culturas, outras amizades, idiomas, pessoas. Já viajei pro Chile (uma das melhores da minha vida), pra Tokyo (uma das mais prazerosas) e já fiz um mochilão de 25 dias pela Europa (a mais louca), passando por uns 5 ou 6 países. Só de lembra disso me tremo de nostalgia. Pra quem não é de viajar talvez não se identifique muito, mas pra quem é me da uma luz aí nos comentário e me digam o que acha, to ficando doido mesmo?! Hahahaha

Beleza, tirando esse relato pessoal vou dá uma pitada de investimento nesse post, vou dar uma pequena divulgada no livro que li a muito tempo e decidi reler e colocar uns insight no canal, é o livro Warren Buffett e a Análise de Balanços. Fiz uma série de 4 vídeos no canal e vou deixar o último aqui:

Vídeo fala da Análise da Demonstração de Fluxo de Caixa

Esse livro é muito bom, ele é muito informativo, exemplificativo e prático, dá vários insight de como o Uncle Buffett analisa as empresas. Creio que é um dos melhores livros sobre contabilidade pra pessoas bem iniciantes de investimento, isso porque ele explica bem as linhas e só fala do filé de cada uma, onde olhar, o que olhar e tudo mais. 

Mas tem um problema, um porém, aplicar as técnica de Warren aqui no Brasil vai fazer você pegar todas as empresas da bolsa brasileira e reduzir pra um número que cabe apenas em uma mão. Claro que sempre vale uma adaptação aqui, outra ali e você acha várias que poderiam se encaixar. Massssss ele é excelente pro mercado americano, que tem muitas empresas e dá pra achar várias que entram fácil nos critérios dele, muito bom pro pessoal que está começando a investir agora no exterior. As minhas primeiras empresas estrangeiras eu analisei com vies buffetteriano. 

Pra quem não quiser ler o livro (que eu recomendo bem, é pequeno e fácil de ler) tem aí os 4 vídeos, deve dá uns 30 min ou um pouco mais e eles englobam a análise das 3 principais demonstrações: DRE, balanço patrimonial e DFC.

Bem, é isso. Vou ficar aqui com minhas reflexões e aguardo os comentários de vocês. Cheers

TR

6 comentários:

  1. Parabéns pelo Canal no Youtube! Ganhou mais um inscrito! Muito bem produzido e conteúdo bem sólido, tanto no blog quanto no canal!

    ResponderExcluir
  2. Viaje nas férias até juntar mais grana rs rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa, meu plano era fazer isso eternamente, trabalhar 11 meses, viajar 1 e enquanto isso acumular grana. Mas o problema é que 30 dias é pouco na minha opinião, tenho que separa uns 5-7 dias pra família e aí sobra 20 e poucos, que são poucos dias pra uma viagem cultural e pra ela fica barata, pois os custo de transporte em poucos dias são altíssimos

      Obrigado pelo comentário

      Excluir
  3. Parabéns pela entrevista ao SRIF365, Escola para Investidores.

    Já estou inscrito em seu canal no YouTube e assistindo aos vídeos.

    Parabéns!

    Abraço.

    Mente Investidora
    www.menteinvestidora.org

    ResponderExcluir

#13 - Custo de Vida para Morar em SP Sozinho

Fala galera, beleza? Hoje vou tentar mostrar quanto que precisa pra morar na Zona Norte de SP e qual é o custo de vida dessa localização. Se...

Mais acessados