sábado, 13 de junho de 2020

#6 - Reflexões sobre o investidor

Olá meus caros,


Eu estava viajando na maionese esses dias e lembrei das três principais características para se ter a independência financeira e decidi refletir quais são as três principais qualidades/habilidades que um investidor precisa ter para alcançar esse objetivo.


As três principais características são bem simples e creio que a maioria aqui já sabem, mas não custa relembrar:


Patrimônio = Aportes * taxa ^ tempo


Isto é, para se acumular um patrimônio grande que é necessário para se ter uma IF tranquila você precisa de aportes, uma taxa de juros e de tempo. Desses três sem sombra de dúvida o mais importante é o aporte, como já diria o Bastter, foque no seu trabalho e em melhorar o seu aporte.


O aporte é tão importante e majoritário em cima dos outros dois que apenas com ele já é possível se ter uma IF, mas claro, são poucas pessoas que possuem aportes monstruosos a ponto de acelerar muito a IF, mas nós, meros mortais da finansfera, ajudamos e muito os nossos planos quando aportamos mais, seja R$ 200 por mês, seja R$ 2000. 


Depois que espremer a última gota de grana da sua atividade principal a segunda característica é o tempo. Isso é um fato e diversos estudos já feitos mostram como começar cedo é importante. Quanto mais tempo exposto ao mercado mais a taxa de juros trabalha e mais rico você fica. É só pensar no Warren Buffett, não tiro mérito dele nos investimentos de forma alguma, ele de fato é um gênio das finanças, porém, vamos concordar que começar a investir com 11 anos de idade é uma puta vantagem sem igual. 


E, por último, a taxa de juros, que está lá pra fazer a sua mágica, contudo é uma mágica demorada e preguiçosa que só começa a ser perceptível e relevante depois de um bom tempo de mercado e muitos aportes. Taxa alta é bom, mas aporte e tempo são melhores.


Conhecendo essa três características dos investimentos eu consigo caçar as três principais características do investidor e vou tentar ranquear eles com a MINHA OPINIÃO.


A característica mais importante: paciência. Paciência pra esperar os resultados chegarem, paciência pra continuar nessa estrada por muito tempo sem desistir, paciência com a vida e todo o resto que a influencie. Sem paciência não chegamos na IF, sem paciência compramos e vendemos ativos toda hora, giramos o patrimônio e temos uma maior probabilidade de fazer merda, sem paciência ninguém chega na bendita independência financeira.


Segunda habilidade: autodesenvolvimento. O investidor deve ser capaz de se aprimorar, sempre em busca de melhorias pessoais, profissionais e acadêmicas porque assim as chances de aumento salarial são maiores. Depois disso é só manter o padrão de vida de acordo com um nível desejado e fazer aportes cada vez mais gordos.


Terceira e última característica: interesse e estudo por investimentos. Essa habilidade não é tão importante e por isso é a última, já que se o investidor fizer bem as duas etapas anteriores ele consegue alcançar o objetivo da IF com taxas comuns do mercado, como a renda fixa. Todavia, para quem cobiça maiores taxas ou para quem tem um interesse grande pelo mercado (como eu) e busca saber mais sobre o assunto o conhecimento em investimentos ajuda sim a carteira, mas não é nada garantido, pode ajudar a alavancar e tudo mais, e pode nem fazer diferença ou até piorar o resultado. 


Dessa forma, essa reflexão rápida que eu fiz aponta que pra uma caminhada para a IF devemos focar em trabalhar a nossa paciência e o nosso desenvolvimento pessoal, priorizando esses e, depois, quem sabe, com um pouco de interesse e determinação, cair em cima de melhorar a rentabilidade por meio de estudos específicos e análise de mercado. 


Confesso que pulei muito algumas características, comecei pela terceira, querendo sempre ter a maior rentabilidade. Porém sempre tive aptidão para livros e estudos autodidatas, então não cai em nenhum canto de diversos cursos que tem por aí. Com isso acabei me desenvolvendo e também aproveitei um pouquinho disso no trabalho (não que fizesse muita diferença) e, com o tempo, também fui aprendendo a ter paciência. 


E você? Começou por onde? Você concorda com essa pequena reflexão? Deixe o seu comentário aqui dizendo se concorda ou discorda, faça sua crítica, ela será bem vinda!


Até mais =)


TR


12 comentários:

  1. Excelente post!
    Confesso que a principal característica na minha opinião é a paciência. Infelizmente não fomos programados para o longo prazo. Sempre queremos tudo na hora.
    Para mim, a paciência é algo muito complexo de ser conquistado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi difícil escolher entre paciência e aporte, mas o que fez eu decidir foi "ficar sentando esperando um investimento com baixo capital render ou aporta mais e ser um pouco menos paciente?", assim, acabei escolhendo o aporte xD

      Mas de fato, é algo muito complexo de ser conquistado

      Abçs

      Excluir
  2. Fala TK, concordo totalmente que os maiores pilares na jornada são os aportes e paciência.

    Sem aportes não acumulamos patrimônio e sem paciência, simplesmente destruímos o patrimônio.

    Estudo também é importante, não podemos controlar a variável taxa, sobretudo na Renda Variável, mas com estudo e fazendo bons negócios, podemos encurtar o caminho da IF.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fala thiago, concordo com tudo, eu particularmente comecei pelo interesse nos estudos, sejam eles em economia, política ou na própria faculdade.

    Tô me organizando pra consolidar o autodesenvolvimento atrelado a manter o equilíbrio organizacional da mente já que comecei a fazer aportes maiores nos últimos meses, desde a criação do Blog.


    Excelente post.

    Abraço, Ir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, eu também acabei indo estudar um pouco de autoconhecimento já que eu vi que não estava me alinhando bem comigo mesmo. É dificil achar gente como nós que começa pelos estudos rsrs. Eu comecei a estudar finanças e ainda não tinha um puto pra investir haha

      Abçs

      Excluir
  4. Fala Escola! É sempre bom rever para o que estamos aportando e lembrar do básico, precisava disso (uma resposta dessa com dor de cabeça). Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Tr, tudo bem?

    Cara, seu blog está muito bom.
    Parabéns pelos seus textos.

    ResponderExcluir
  6. invisto por falta de opção melhor
    não há opção melhor para o dinheiro
    otimo texto

    abs!

    ResponderExcluir

#13 - Custo de Vida para Morar em SP Sozinho

Fala galera, beleza? Hoje vou tentar mostrar quanto que precisa pra morar na Zona Norte de SP e qual é o custo de vida dessa localização. Se...

Mais acessados