sexta-feira, 5 de junho de 2020

#5 - Afinal, Bastter.com é uma lavagem cerebral?!



Olá meus caros, tudo bom com vocês?




Comigo tudo ótimo. Esses dias eu estava perdido por aí nas internets da vida fuçando algumas coisas que gosto e como sempre acabei caindo no assunto investimentos e quando eu vi, o que eu achei?!

Um discussão bem calorosa entre um seguidor do Bastter (e depois apareceu mais um) e um não seguidor das ideias do médico grosso. A discussão era em torno dos ativos que deveria comprar e do balanceamento da carteira. 

Antes de tudo quero dizer que não tenho nada contra o Bastter nem o site dele ou a comunidade, aprendi um pouco com eles e tive a minha experiência, depois sai de lá pra outros cantos, no final do post deixo mais detalhado minha experiência com eles.

O que eu quero trazer pro centro da discussão do post é:

Qual é a merda na cabeça que esses seguidores mais fiéis tem em achar que os ativos deles e o balanceamento de carteira deles é o melhor do mundo?!

Não vou colocar a discussão aqui porque não é o propósito, mas o não seguidor era educado e tentava explicar os pontos e as ideias dele, o seguidor era grosso (acho que absorveu demais do líder) e nem sequer argumentava a altura, só falava que bastter system é o melhor e que você não “pode isso” ou “não pode aquilo”. 

Vamos a minha opinião: carteira de investimento é algo pessoal, completamente personalizado e mutável. Não existe uma carteira de investimento igual a outra porque cada um de nós somos diferentes, temos emoções, decisões, medos, perfis diferentes, mesmo que você assine uma research e siga a carteira deles a sua ainda vai ser diferente, valores, posições, dia da compra, sem falar do medo que vai ter em comprar algumas empresas e a paixonite que vai criar por outras. 

Vou além, uma carteira de investimento (ou um plano de investimento) é extremamente dinâmico, muda facilmente com o tempo. Me coloco como exemplo, eu comecei em renda fixa, fui pra renda variável com a filosofia bastter como comprar por indicadores, com qualidade e sem dívidas e blablabla, depois fui pra análise mais profunda de ações, depois investimento de curto prazo com milhas, alguns bitcoins, empresas americanas, depois entrei fundo nas ideias do Taleb e agora estou em urânio e assim vai. Já comprei dicas, já assinei research e segui as call e em cada momento desse eu tinha uma cabeça pro momento, achando que ia seguir aquilo forever.

Talvez um exemplo comigo seja um pouco forte demais, pois tenho pouca aversão ao risco e sou muito ativo com investimentos. Vamos a exemplos da comunidade. Um muito famoso, o Sr. IF360, tinha no começo só investimentos em tesouro IPCA+, depois mudou drasticamente para FII da noite pro dia, pensou um pouco e comprou ações de dividendos e criptomoedas também. Passou mais um tempo e está investindo em dólar para futuras aquisições (veja a mudança ao longo do tempo).

Outro exemplo, nossa querida Independência Financeira ou Morte,  que desde sempre só tinha renda fixa, CDBs, LCIs e outros, de uns tempo pra cá veio avaliando se entrava em renda variável ou não e, depois de se decidir, foi entrando aos poucos. 

Muitos aqui da finasfera já mudaram, já zeraram a carteira pra comprar um imóvel imperdível, já mudaram pra lá e pra cá. Claro, não significa que todos mudam, temos vários exemplos de pessoas com a sua estratégia definida e segue a risca por muito tempo.

O ponto que eu quero chegar é que NÃO EXISTE essa do Bastter’s que investir é assim e ponto. Compre essa, essa e aquela e coloque aqui no meu sistema que é a melhor decisão. Existem milhares de forma de balancear uma carteira e a Bastter System não é a melhor pra todos, existem diversos ativos por aí e a seleção do Bastter.com não é a melhor pra todos, cada pessoa investe do seu jeito e nós não temos direito de fazer críticas destrutivas e pesadas só pq a pessoa compra ações da Oi, ou ações com altíssimo P/L, ou porque ela não compra ações ou não investe no Brasil/EUA, podemos sim concordar e discordar, expor nossa opinião sem ofensas, porém, sem invadir o espaço pessoal do outro.

Não sei qual é a lavagem cerebral que esse povo recebe, os mais extremistas parecem um monte de zumbi correndo atrás de um cachorro braco ignorante.  Será que é algum pacto que eu não percebi quando era da comunidade? Vai saber ...

O post termina por aqui, mas quem quiser saber a minha opinião sobre o Bastter aí vai:

Foi um dos primeiros sites de investimento que visitei, assinei, li os livros, gostei sim e conheci pessoas lá que sigo até hoje, como o Fabinho do Canal do Holder e o Miller. A filosofia do Bastter de trabalhar pra enriquecer, que devemos focar nos nossos empregos e que bolsa não vai deixar ninguém rico eu concordo muitíssimo, o que eu não concordo agora (na época eu achava sentido) é a análise de empresas por indicadores sem olhar bem o negócio e sem olhar as perspectivas futuras, olhando basicamente pro passado. Os motivos que fizeram eu sair do Bastter foram:

1. A comunidade tóxica e alienada (respostas grosseiras e “voadoras” gratuitas) e;
2. A falta de resposta com embasamento, com conhecimento técnico e profundo, que era o que sempre procurei para me embasar e lá era mais no “acredita e pronto”. 

Sou grato pelo direcionamento inicial que a comunidade Bastter me deu e pelos conhecimentos adquiridos, mas atualmente eu passo longe =).

TR

29 comentários:

  1. O lance é saber extrair e se conhecer bem. Cada um tem suas veryentes. O próprio Mille é um contraponto. Por essa que acredito nínguem vai ter carteiras iguais.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente estamos em uma época de intolerância, é até curioso que a facilidade de interação e comunicação que a internet trouxe para a sociedade deveria justamente aproximar as pessoas e ensinar tolerância, mas parece que cada vez mais as pessoas se fecham em "bolhas" e nos investimentos não tem sido diferentes, tudo tem virado "religião" e questionamento não é bem visto.

    Conheço um pouco do fórum do Bastter.com, já vi muitos conteúdos interessantes por lá, realmente tem uma galera que quer contribuir, mas ao mesmo tempo tem uma galera que é radicalizada.

    Precisamos saber discernir a "ciência dos investimentos" da "religião dos investimentos".

    Abraços,
    http://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Precisamos saber discernir a "ciência dos investimentos" da "religião dos investimentos"."

      Frase perfeita P.I., entraria lindamente no post hahah

      Abraços.

      Excluir
  3. Eu sigo o Bastter, e ele acha a comidade FIRE a maior insanidade. Mas eu sigo a comunidade FIRE também. Na real, as pessoas se deixam fica alienadas. Eu gosto de extrair o melhor de quem quer que seja. O "basttersystem", na verdade não tem nada de errado com ele, você é quem escolhe seus ativos e no que quer investir, e dane-se o que os outros pensam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Marins, é assim que as pessoas devem ser, tentar extrair o bem de cada comunidade e ter senso crítico pra pegar o melhor pra você.

      Sobre o basttersystem, concordo que não tem nada de errado com ele, mas também penso que não é a única forma de balanceamento de metas de uma carteira. Sim, serve para muitas pessoas, mas como alguns bastterianos falam parece que é a ferramenta suprema.

      Acho que o mais importante é você escolher seus ativos e investir, como você falou, e o gerencialmente cada um faz da forma que achar melhor, eu por exemplo, uso até hj a velha planinha do excel.

      Excluir
  4. Fala Escola! O bastter é bom, me tornei assinante neste ano e aprendi bastante. Mas também só extraio o que for bom pra mim, fico só na humildade, evito lidar com o pessoal, muita gente lá só dá voadora mandando ler roteiro do iniciante de uma forma ignorante e estúpida. Sabendo usar, vc fica de boa. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Paulo, assim que deve ser. E você tocou num ponto que eu me irritava com eles, o do direcionamento de ajuda programada, como mandar ler o roteiro de iniciante como se a pessoa não já tivesse lido.

      Mas eu concordo que ele é bom, comecei por lá, mas depois vi que não valia muito a grana pq parei de analisar empresas com a ajuda dos dados deles

      Excluir
  5. Fala, EI

    Sou assinante da Bastter também, tem muita coisa boa por lá, eu sinceramente acredito que a maneira como eles ensinam e como o Bastter lida com as coisas é focado na 'maioria', na 'manada', é mais fácil você dar uma voadora e mandar o cara seguir os passos prontos (que irão, sim, dar um resultado satisfatório) do que ir a fundo demais em troca de coisas que não necessariamente irão ajudar. É uma forma bem pragmática de lidar com os investimentos e eu realmente acho que funciona pra muita gente.

    Eu particularmente não sigo toda a filosofia e gosto de ir mais a fundo do que a receita pronta que o site fornece, na minha visão o fórum faz a opção por uma 'educação financeira efetiva em massa com intolerância' porque sabem que o aprofundamento (de forma errada) pode levar gente pra merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Jovem, isso é fato. Esse comportamento de tentar lidar só com a manada é bom pros brasileiros em geral, o bastter é um bom filtro de começo de investimento, que te ensina o básico na ignorância bruta rsrs, mas como você mesmo faz, tem que saber o que seguir e o que não saber.

      Um fato engraçado é que um amigo pediu uma dica de site pra estudar sobre investimento e eu recomendei o bastter, na primeira semana ele disse que estava gostando e lendo os livros, no outro mês ele disse que já tinha desistido, pode ser uma forma efetiva de tratar a massa, mas acho que muitos não ficam muito tempo.

      Excluir
  6. Particularmente até achava algumas coisas do Bastter muito interessantes e bom material, porém pela arrogância e agora mais recentemente tem mostrado total desprezo pela comunidade FIRE, então ele não merece mais comentários, muito menos nosso apoio ou indicação. Mas entendo quem o considere. Os fóruns são totalmente intragáveis onde só tem donos da verdade. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico honrado com a sua visita AA40,

      Eu considero pq de fato ele me ajudou no começo e me deu um caminho pra trilhar. Li os livros e são bons guias para iniciates e pessoas que não conhecem nada. Masssssss é justamente o que você falou, a arrogância, desprezo e o fórum de donos da verdade são um veneno pra gente se manter longe

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Tenho ouvido o novo podcast do Bastter e vou dar o braço a torcer que lá ele se comporta como gente, talvez pq durante as gravações ele não esteja cercado pelos xiitas do site.

    A filosofia dele é bastante interessante porém se perde na pobreza de espírito que o impede de refletir sobre ideias contrárias, as que aparecem no site e logo são banidas (juntamente com os autores), dessa forma quem busca informação por lá acaba se deparando com uma unanimidade burra. Sem contar que em se tratando de investimentos o cara já fez muita cagada e quebrou várias vezes, não acho que deveria se comportar o gênio das finanças como ele costuma fazer... hoje ele com certeza vive do site e não dos investimentos.

    Enfim, o site e ele em sí podem ser sim "boa pessoa"... mas podendo evitar é melhor!rs

    Sr.IF365
    Podcast do Sr.IF365

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que ele tinha um podcast, interessante.

      Pois é, a filosofia dele é interessante mas se esvai quando você quer conhecer mais o autor.

      E você tocou num ponto interessante, eu geralmente dou mais credibilidade pra quem já fez e mostrou, o famoso skin in the game do Taleb e eu não colocaria tanta credibilidade pra alguém que não mostrar ter tanta maturidade assim como fala.

      Evitemos então =)

      Excluir
  9. Comecei a conhecer este assunto de investimentos pelos canais no youtube do Bastter e do André Bona. Filtrei o que achei que era correto. Acredito que não exista a verdade absoluta, principalmente se tratando de investimentos. Cada um tem que avaliar e analisar o que é bom e o que não é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí!

      André bona foi um dos meus primeiros youtubers também =)

      Excluir
  10. "Bastter.com é uma lavagem cerebral?!" acho que o foco lá é segurança e paz

    o que for além disso está fora de alcance do forum e não deve ser discutido: seria como defender uma orgia sexual em um fórum cristão

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "acho que o foco lá é segurança e paz"
      - Concordo

      "o que for além disso está fora de alcance do forum e não deve ser discutido: seria como defender uma orgia sexual em um fórum cristão"
      - KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  11. Fala "Escola"! Ótimo post e discussão.
    Eu assinei o Bastter System por um bom tempo.
    A ideia central que gira em torno da comunidade do Bastter é interessante, de escolher bons ativos, comprar para o longo prazo, e investir tempo útil na geração de renda.
    Temos que analisar que isso vem de uma época onde a internet estava bem "poluída" dos traders que divulgavam que era muito fácil ganhar dinheiro e bla bla.
    Pensando desta forma, acho que a comunidade veio a calhar. As ideias iniciais se encaixaram muito bem na minha vida e hoje aplico várias delas.
    Mas, como muitos colegas disseram aí em cima, em geral ele é bem arrogante. Responde duramente quem faz perguntas que ele julga serem idiotas. Eu parto do ponto de que nenhuma pergunta é idiota. E que não nascemos sabendo tudo. Ou seja, em algum momento, nós também tivemos aquelas dúvidas. Logo, acho uma arrogância desnecessária.
    Não sabia que ele desprezava a comunidade FIRE, mas também a opinião dele sobre qualquer coisa, não muda nada na minha vida rs.
    O fato é que, achei o Bastter System extremamente limitado pelas ideias dele. Por ex, é difícil acompanhar a cotação, preço médio, e indicadores que ele acha desnecessário.
    POr essas e outras razões, decidi fazer meu próprio sistema (aplicativo) de acompanhar investimentos. Estou já numa fase de testes, e incorporei um sistema de balanceamento baseado no usuário. Além de expor os indicadores que o Bastter acha "desnecessários" rs.
    Se você ou algum leitor do seu blog tiver interesse em testar, podem me enviar um e-mail solicitando acesso. Neste momento, quanto mais gente testar, melhor ficará.
    Abraços. Stark.
    acumuladorcompulsivo@gmail.com
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Stark, uma pergunta: é apenas aplicativo pra mobile ou funciona desktop? Se for eu testo sim.

      Sobre o resto dos comentários, é muito disso que você falou mesmo, ele ajuda muito os iniciantes e evita que eles caiam nos cantos dos traders (mas isso sempre teve e sempre vai ter) mas cai na imposição de ter que investir que nem ele, como você disse, o bastter system só tem o que ele qr.

      Excluir
  12. Na verdade é um aplicativo web, que terá depois uma versão móbile. Rs. Por enquanto é só web. Me manda um e-mail! Abraço, Stark.

    ResponderExcluir
  13. Gosto de algumas das ideias do Bastter como a de focar no trabalho para trazer mais capital para os investimentos. Mas a personalidade ignorante e as famigeradas voadoras do mesmo me fazem ter aversão a pessoa dele e a seita que ele chama de comunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente o que eu penso AO.

      Não conhecia o seu blog, vou dar uma olhada.

      Excluir
  14. Acho interessante a "super inteligência" de muitos seguidores do Bastter.
    Muitos acreditam que quem não segue a filosofia deles, é burro. É lamentável esse tipo de atitude.
    É curioso também a postura de alguns que preocupam mais com a carteira dos outros do que a própria - coisa que acontece bastante nos fóruns dos "Bastter Lovers". Simplesmente não consigo entender isso...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Excelente pontos. Tambem sou assinante do bastter e concordo. Ele tem mts exageros q n concordo e um pensamento q somente o modo delea esta certo.

    Quanto ao bastter system:
    - para acompanhamento de carteira ele é limitado
    - para ajudar na declaração do IR ele é excelente. Entrega tudo ja mastigado para preencher sem perder tempo indo atrás de informe.

    Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu An

      Acho o bastter system muito limitado tb, sou mais minha planilha remendada.

      Pra IR eu uso o "Meus Dividendos", não é algo oficial mas já deixa no caminho.

      Abçs

      Excluir

#13 - Custo de Vida para Morar em SP Sozinho

Fala galera, beleza? Hoje vou tentar mostrar quanto que precisa pra morar na Zona Norte de SP e qual é o custo de vida dessa localização. Se...

Mais acessados