quarta-feira, 8 de julho de 2020

#9 - Análise Completa da Porto Seguro - PSSA3

AVISO! Já deixo avisado que esse post será grande.



E aí meus leitores, beleza? 


Eu vou trazer algumas análises de empresas e teses de investimentos que eu tenho na minha carteira, também devo trazer mais pra frente alguma coisa que eu não tenha em carteira e dizer os porquês. Inicialmente essa análise eu ia colocar no canal Escola para Investidores no Youtube, mas como ia ficar um vídeo gigante e ia ser um pesadelo animar ele, então minha preguiça venceu e vou deixar como post. Já deixo avisado que esse projeto começou lá no canal e por causa disso já tem dois vídeos sobre o assunto:

O primeiro vídeo analisa o mercado de seguros brasileiros e ver se ele é bom ou não.

Análise do mercado de seguros brasileiro


O segundo vídeo explica como funciona uma seguradora e quais são as tendências futuras que eu enxergo no ramo.


Entenda as seguradoras e as tendências futuras


Recomendo fortemente que vocês vejam antes de prosseguirem com a análise da que está por vim, isso porque esse inicio de tese de investimento é o que fundamenta em si as diretrizes da análise da empresa. Bem, vamos deixar de enrolar e vamos xeretar o business da Porto Seguro (que vou chamar a partir de agora apenas de PS). Também já deixo avisado que a análise será um pouco longa porque são muitos detalhes, mas também te prometo uma boa análise, porém, não tão profunda, tão técnica. O foco aqui não é inventar nada nem ficar cutucando muitos números, é uma análise simples, descomplicada, mas o suficiente para eu colocar a empresa na minha lista de futuras aquisições ou não. 

Primeiramente, antes de entrar a fundo na empresa eu gosto de ver rapidamente o que a empresa faz (primeiramente, só para conhecer por cima, mais lá pro meio da análise vou aprofundando mais), hoje a PS é a quarta maior seguradora do brasil e é líder em segmento de auto e de residências. 


A empresa tem uma controladora chamada PSIUPAR, que é controlada pela família Garfinkel, com 57%, e também o Itaú, com 43%. Ultimamente eu tenho gostado muito de empresas controlada por familiares ou pelos sócios fundadores, não tenho nenhum motivo pra explicar isso, apenas gosto, parece que a trajetória deles são muito mais bem definidas. De qualquer forma, a questão do controle é tranquila pra mim. Já o Itaú é o banco mais rentável do mundo e já sou familiarizado com ele, ter ele como sócio traz uma vantagem boa e confortável, eu já tive Itaú em carteira e atualmente sou sócio da Itaúsa. Muita gente acha que a PS é do Itaú, leve engano. O free float também é bom e nem precisa focar muito nisso, com 29%.

Olhando de novo essa estrutura acionária do porto seguro dá pra ver que ela não é uma empresa nem um pouco pequena. Olha o tanto de subdivisões que a empresa tem! É seguro de carro, residência, saúde, odontológico, capitalização, vida e previdência, seguros em outro país focada em automóveis, outros ramos financeiros como consórcios e financiamentos, além de muitos outros serviços prestados como zilhões que tem aqui. Veja que interessante, a PS tem a sua própria locadora de veículos e até fornecimentos de peças de carro e seguros de animais domésticos e serviços veterinários. Eu disse que ela era um pouco complicada. Só de olhar isso já dá uma canseira né, hahaha, mas é só lembrar o que eu disse no segundo vídeo, o grosso do lucro vem daquele modelo de negócios clássico de uma seguradora.

Vamos a história da empresa em si, vamos entendê-la, como ela chegou onde está? Acho essa parte importante e aprendi isso em Narrative and Numbers - The Value of Stories in Bussiness.

A história da PS iniciou em 1945, quando começou a vender seguros na cidade de São Paulo. Ela foi fundada por diretores e acionistas do Bradesco. Dá pra ver que é uma empresa antiga, com experiência do mercado, com mais de 70 anos. Entre 1945 e 2003 a empresa veio crescendo comprando outras empresas menores e fazendo a sinergia. Em novembro de 2003, a Companhia ampliou sua presença no mercado de seguros por meio da aquisição da Azul Seguros, que oferece seguro de automóvel, seguros patrimoniais e seguros de vida. Esse daqui foi um dos grandes pulos da empresa, que levou ela pro topo das empresas desse segmento. Em 2004 ela fez o IPO, muito provavelmente pra ajudar a pagar as dívidas da compra do Azul Seguros e também pra se consolidar melhor no mercado. Esse IPO proporcionou a consolidação da governança corporativa, que é um dos requisitos pra se ter uma empresa na bolsa, e possibilitou a expansão da empresa pra fora do território de SP. 



A próxima turbinada da empresa veio no quarto trimestre de 2009, a PS e a Itaú Unibanco Holding celebraram a unificação das operações de seguros residenciais e de automóveis, pelo qual a PS obtém o direito exclusivo para a oferta e distribuição de produtos de seguros residenciais e de automóveis para os clientes da rede de agências (e demais canais) do Itaú. Preciso nem comentar a sinergia que essa parceria deu né. Com a referida associação o Itaú Unibanco passou a deter 30% de participação nas operações da Porto Seguro. O negócio possibilitou que o Itaú e a PS combinem seus padrões de excelência para oferecendo produtos mais adequados para atender os diversos segmentos de mercado, por meio das marcas: Porto Seguro, Itaú e Azul Seguros. 

Veja essas três marcas aí. A estratégia da empresa nos últimos anos quando vai oferecer os seus serviços é segmentar a marca em duas, ou ela vende seguros da PS, que é uma marca mais forte, diferenciada, tem mais nome, um alto nível de serviço e valor agregado, com mais aplicação de tecnologia e tudo mais, ou ela vende a marca Azul Seguros, que é uma marca mais povão, mais simples, preços mais acessíveis, famoso low cost. Mas em ambas as marcas ela sempre põe o nome do Itaú por trás, como se fosse um suporte das duas marcas, isso porque o nome Itaú trás muita confiança e credibilidade.

O bom de você acompanhar o histórico da empresa é que você já vai pegando o feeling dela em relação a inovação e acompanhamento de tecnologia. Não vou colocar tudo bonitinho aqui, mas ao longo da linha temporal da PS vão se verificando várias atuações muito agradáveis para os meus olhos, como a campanha de Trânsito + Gentil, que concede desconto na sua apólice se você não tiver pontos na carteira, lançamento de centros de atendimento rápido de sinistros, revisão dos valores e missão da empresa com os próprios funcionários, criação de startup aceleradora, e várias outras coisinhas. 

Eu gosto muito quando a empresa é detalhista assim, porque te dar a chance de conhecer melhor ela e mostra a dedicação do RI com o minoritário, eles se preocupam e, logo, ganha pontos comigo. Quando uma empresa só tem números contábeis no seu RI a análise fica chata e pesada, você não tem aquela análise subjetiva do negócio, que é muito importante na minha opinião (experimenta dar uma olhada na seguradora Alianças da Bahia). 

Continuando, em 2016 ela fez a aquisição da base de clientes de automóvel da Chubb, uma das seguradoras líderes no segmento Premium Auto e também a compra da base de clientes de automóvel da AIG Seguros Brasil. Isso tudo mostra que a PS chegou na liderança desses dois segmentos atuais graças a aquisições e parcerias certeiras, aliada a uma boa administração. Aqui fica visível que ela tem competência para crescer nos outros segmentos de seguros e subir no ranking de market share fazendo a mesma coisa, já podemos ficar esperando essas notícias.

Em 2017 e 2018 teve aperfeiçoamento dos app Trânsito + Gentil e SOS link e também lançou a campanha “sem sair do sofá”. Tá, ok, gostei do histórico, mas quem é a PS? Cadê aquele retrato que mostra tudo da empresa em segundos, bem, tá bem aqui:


Apesar desses dados estarem um pouco desatualizados (2018), eles não atrapalha o propósito da imagem. Rapidamente já dá pra ver que metade da PS são seguros de autos. Tirando o segmento de auto, a companhia é dividida em diversos ramos diferentes como já vimos e isso traz algumas reflexões.

É realmente vantajoso ser tão ramificada assim?

Eu diria que sim, você está exposto a muitos ramos promissores de crescimento. Claro que cada segmento é diferente, mas isso deixa o seu modelo de negócio mais robusto, mais independente do core business da empresa. Essa sinergia entre diversos ramos trás oportunidades de cross-selling, que são produtos que se auto complementam como o pacote carro + casas, se transforma em uma seguradora mais diversificada, uma one-stop-buy, em que o cliente pode encontrar todos os seguros que necessita diretamente com uma única empresa. Cria mais perspectivas futuras, ganho de escala com sinergias, soluções individualizadas caso necessário, amplia o portfólio do corretor, retém mais o cliente e tudo mais.

Veja que essa expansão da linha de negócio é algo vantajoso, mas não é uma implementação fácil, o crescimento é bom, mas você, como investidor, precisa focar no longo prazo para conseguir surfar esse crescimento, esses outros segmentos vão crescer, mas o auto ainda vai mandar na empresa por um tempinho. Um exemplo parecido é a participação do Itaú dentro de itausa, ainda vai demora um bom tempo pra eles se descolarem. 

Mas os resultados são agradáveis, sendo que o segmento auto já saiu de 61% da receita total para 56% de 2013 até 2018. Além dos diversos crescimento de market share em todas as outras linhas de negócios.

Tá, ok, mas qual é a desvantagem disso tudo? A desvantagem é que você perde atenção do seu core business, a companhia deixa de ser uma empresa só de auto, você tem o risco dos outros segmentos não darem certo, terem margens menores, puxarem os resultados pra baixo e diminuindo a rentabilidade ao todo. É sempre uma questão de risco-retorno, você pode ficar no seu parquinho onde você manda e se consolidar cada vez mais ou você pode ir lá brinca no parquinhos dos outros e talvez se machucar OU ter uma diversão muito melhor. 

Mas isso tudo é apenas baboseira, to apesar tentado dar uma visão geral de qual é a diferença entre uma empresa focada no seu core business e outra que tenta ser mais diversificada. Cada um tem seus prós e contras. Por exemplo, a empresa Odontoprev é uma empresa de seguros exclusivamente de odonto. 

E qual é a estratégia da empresa? Como ela atua? Nessa parte o primeiro destaque que eu puxo é pro foco no varejo, em pessoas físicas (PF) e em pequenas e médias empresas (PME), tentando sempre pulverizar o risco. Claro que se a empresa focar em grandes corporações ela tenha um número de clientes maiores, mas isso deixa a empresa um pouco dependentes desse clientes, o que é um risco. Isso é importante de pontuar. 


Outro destaque que trago é o foco ao atendimento e relacionamento com o cliente e com os corretores, o que me agrada muito também, pois manter o seu cliente ou o seu vendedor satisfeito é muito importante pra longevidade do negócio, pra retenção de cliente e para fortalecimento da marca. A questão do atendimento individualizado agrega muito valor também. Muitos aqui devem saber que o cliente é o ativo mais importante da empresa e dar essa representatividade de valor é uma base forte pra muitas empresas.

Ela ainda destaca muitas outras estratégias mas eu dei um realce nas que eu me identifico mais. 

Pois bem. A análise até aqui foi em cima do modelo de negócio da empresa e vimos o potencial da empresa de crescimento pro longo prazo. Vimos que as perspectivas são boas, o mercado é favorável, a empresa é boa e tem foco no cliente e em inovação, em ganhar mercado, em explorar outros nichos. Vamos então pros números dela.

Mas vou ficar devendo a segunda parte dessa análise no próximo post. Acontece que esse post vai ficar extremamente grande se eu colocar tudo junto então resolvi colocar essa pausa no meio. Lembrem-se que isso é um estudo pessoal e estou expondo ele aqui apenas como forma de compartilhamento de aprendizado meu e dos leitores, em nenhum momento quero fazer uma indicação ou recomendação (gosto de ter essa back-up das minhas análises pra daqui uns anos quando quiser consultar, além de ficar mais organizável e apresentável). 

Então é isso, fico por aqui, obrigado a todos que conseguiram ler até aqui e se realmente gostarem desse tipo de post eu trago com mais velocidade o próximo, se manisfesta aí nos comentários. É isso é tchau!!

TR

18 comentários:

  1. EI,
    Parabéns!
    É esse tipo de análise que devemos fazer antes de entrar em um ativo. Entender o negócio da empresa e como ela vem crescendo qualitativamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, sou muito adepto desse pensamento, mas acho que a maioria das pessoas não gosta/quer passar por essa fase e tenta pular, fazendo análises muito superficiais ou terceirizando o serviço que, na minha visão, ou fragiliza o investimento ou deixa ele dependente.

      Excluir
  2. Fala TR,

    Que excelente post, rico em informações e um ótimo detalhamento do segmento! Parabéns!

    Ps. Tenho ela em carteira também. ✌🤙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado One, excelente empresa, eu devia ter investido mais nela quando analisei hahaha, coloquei apenas 2%.

      Abçs

      Excluir
  3. Uma das mais antigas na minha carteira. Empresa bem resiliente e lucrativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou e disse! =)

      Próxima analise depois dessa tento colocar alguma empresa que poucas pessoas devem ter, pra tentar agregar mais no conhecimento rsrs

      Abçs

      Excluir
  4. Muito bom! a saúde financeira e o longo prazo dela são incríveis.

    Gostei muito dos dados que você apresentou, muito diferenciado.

    abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu IR, acho interessante ver esses dados e trazer eles, mostrar mais do mesmo não agrega nada.

      Abçs

      Excluir
  5. Fala TR.
    Muito top sua análise! Mais completa que muita casa de Research, inclusive rsrs.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post!

    Gostei da avaliação. Bem detalhada. Você tem CNPI? Coisa de profissional.

    Sucesso!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha! Que isso, obrigado xD

      Tenho CNPI não mas tenho uns TOC por detalhes xD

      Abçs

      Excluir
  7. Excelente análise!

    Considero a Porto Seguro uma das poucas empresas high quality da Bolsa, talvez por isso é quase impossível encontrá-la num momento de barganha, mesmo na crise. Enfim, muito sólida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barganha é dificil, mas no preço justo dá. Daí se aplica um pouco os conhecimentos do caro Buffett, comprar uma empresa de high quality com preço justo é melhor do que comprar uma empresa boa com preço de barganha xD

      Abçs

      Excluir
  8. Porto Seguro é uma ótima empresa !! A Allianz vem forte ai na concorrência, acabou de adquirir a Sulamerica, mas bater o atendimento da Porto será dificil !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Stifler,

      Sinceramente depois que analisei ela no começo do ano não me toquei na Allianz. A Sulamerica foi comprada? Ou só parte da carteira de clientes? Realmente estou por fora, vou dá uma olhada, valeu! =)

      Abçs

      Excluir

#13 - Custo de Vida para Morar em SP Sozinho

Fala galera, beleza? Hoje vou tentar mostrar quanto que precisa pra morar na Zona Norte de SP e qual é o custo de vida dessa localização. Se...

Mais acessados