sexta-feira, 15 de maio de 2020

#2 - Porque diabos não começamos do jeito certo?!

E aí leitores, beleza?

Então, o papo de hoje será mais direcionado para galera que começou a investir muito afoito, como eu no começo, ou o pessoal que só quer rendimentos e rentabilidade, ou mesmo nem isso, pra galera que quer ver o dinheiro "trabalhando" pra eles o mais rápido possível sem ligar muito para as consequências.

Não sei dizer se esse sentimento empolgante  que sentimos quando aprendemos sobre investimentos pela primeira vez é algo natural, mas comigo foi uma explosão de "quero isso", "quero aquilo", "vou "investir nisso também". Tudo bem, eu sei que sou muito suspeito pra falar disso porque o meu perfil de investidor é daqueles raros, de alto risco. Eu era um daqueles investidores iniciantes que só queria ter algo aplicado "porque sim" ou "porque alguém recomendou" e também por algum motivo eu sabia que era algo bom.

Onde eu estou querendo chegar com esse papo? Bem, eu to querendo criar uma linha de raciocínio que explique porque a maioria dos iniciantes não começam do jeito certo, que é aos poucos, pisando de leve, acumulando conhecimento e experimentando de colherzinha. Pode ser que eu esteja com a percepção errada, mas das minhas interações pessoais que tive sobre investimentos os "sabichões" eram aqueles que já investiam em ações de alto risco, Bitcoin, day trade, Forex e não tinham nem 6 meses de mercado financeiro. 

Recentemente um dos meus melhores amigos entrou nesse mundo de investimentos e começou pelo lado do day trade, não julgo isso, é bom, atiça a vontade dele por querer aprender mais e eu sei que ele é inteligente o suficiente para ver as armadilhas desse caminho, porém esse caminho não é nem de perto o mais recomendado de se iniciar e, ironicamente, é onde a maioria quer iniciar, talvez por causa dos lucros mostrados pelos youtubers? Maybe. Talvez por causa do sonho de trabalhar 2h na frente do PC e tá sussa? Maybe. Ou talvez pelos outros inúmeros cantos de sereias que esse caminho possui com várias pessoas te empurrando para ele.

O fato é que alguns se sentem com a viseira retirada quando descobrem os investimentos, mas acham renda fixa fraca, acham desestimulando, fazem os cálculos e parece que ganha pouco, aí aplica a taxa média de crescimento do S&P500 desde 1900 e bolinha e se encanta. Faço um adento aqui porque eu me incluo nesse grupo de pessoas, basicamente desde quando eu invisto eu tenho quase 100% do meu patrimônio em renda variável, salvo só a reserva de emergência e a de oportunidade. Ok, voltando ao assunto, depois desses mais de 6 anos investindo eu percebi que investir é algo muito devagar, demorado, slow motion mesmo e, dessa forma, deve ser absorvido aos poucos, com conhecimento e experiência. 

Eu meio que tomei os dois caminhos ao mesmo tempo, como sempre fui uma pessoa educada financeiramente eu acabava me arriscando em uma ponta e me nutrindo de conhecimento em outra. Li muuuuito sobre tudo, pdfs infinitos na internet, videos e mais videos, cursos gratuitos e fajutos, e depois entrei no caminho que eu me achei, livros! 

Eu falo um pouco disse nesse vídeo do meu canal, que é o jeito certo que considero por onde devemos começar. 


Por onde começo a investir?


Como eu já li muitos livros ao longo desses anos, acho que uma média de 1 a cada 2 meses, eu pretendo trazer resumos deles para tentar dar uma elevada no conhecimento geral que o pessoal tem sobre investimentos. Sem dúvida o brasileiro não é um leitor assíduo, agora em livros de investimentos, piorou. Lá no canal vou levar uma visão mais educacional e informativa, aqui no blog vou trazer uma visão mais crítica e pessoal. Pretendo separar a parte educacional lá e pessoal aqui. 

Fico feliz quando vejo pessoas que começam do jeito certo, com medo, devagar, com bastante aversão ao risco, porque acho que isso são medidas protecionistas válidas para o começo de um investidor iniciante. Com o tempo vem a experiência e o conhecimento e aí vem investimentos melhores e mais arriscados, mas pelo menos assim temos um fluxo certo, algo que tem grande probabilidade de dar certo porque, no fim, é o que importa para alcançarmos a liberdade financeira, não é mesmo?

TR





14 comentários:

  1. Eu tenho uma opinião sobre Day Trade, ganhar dinheiro fácil, que vai muito além da compreensão da grande maioria. São as Consequências, mas porque isso acontece com praticamente todo mundo?

    Eu já li em vários livros e tive dissernimento por experiência pessoal que parece que Deus, o Universo, ou oque lá que seja não nos deixa ganhar muito dinheiro fácil! Não nos deixa dar um passo maior que a perna.

    Ah não ser que você crie algo de valor para o mundo, é praticamente impossivel fazer dessas micaretas rentáveis. E mesmo os que ganham esse dinheiro fácil, acabam não o valorizando.

    Já dizia um sábio " O Dinheiro quanto mais dificil de ganhar, mais dificil de gastar"

    Então, se o cara não procurar TRABALHAR de verdade, suar, prestar serviço para o mundo, será muito dificil saír da pobreza. Se ele optar por um caminho aparentemente "mais fácil" vai ficar pobre o resto da vida.

    Os day traders, principalmente iniciantes, tem a ilusão dos 3%. "Porque eu não posso?" Se esquecem que esse ramo envolve suas emoções, sua ganãncia, com seu sistema de recompensa, é um jogo de azar.

    Enquanto a pessoa, não tiver sabedoria para saber que riqueza demora, que é de grão em grão e que você terá que trabalhar mais se quer enricar mais rápido, ela não evoluirá nunca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo comentário Peão. Por coincidência eu acabei de ler um livro de daytrader falando da realidade. Mais pra frente vou colocar as reflexões dele aqui.

      Concordo com o que você disse, pro dinheiro ficar e render mesmo ele tem que vim suado, tem que vim seu, arrastado. Se vier aquele dinheiro fácil ele vai fácil também. Sabedoria é tudo e como vc disse, demora que é uma beleza!

      Excluir
  2. E ai Thiago Rezende, valeu pelo comentário, me inscrevi no seu canal. abraços e sucesso para nós.

    ResponderExcluir
  3. As pessoa tendem a sempre querer o máximo de ganhos com o mínimo de esforço. Isso se estende para todos os campos de suas vidas. Cabe a nós que somos, digamos, mais “aplicados” termos calma e persistência.

    Abraço!

    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que o máximo ganho é muito atraente, mas alguns consegue resistir. Acho que o que a galera não tolera é ter que esperar 30 anos pra poder "ficar rico"

      Excluir
  4. No meu primeiro investimento em renda variável há alguns anos atrás, ficava nervoso quando a ação caia e eufórico quando a ação subia! Mas com algumas leituras da para perceber que devagar e sempre chegaremos lá.
    vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devagar e sempre! Foi uma das coisas mais fortes que aprendi nos investimentos.

      Excluir
  5. Boa sorte com o canal
    YouTube é o futuro

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhahaha! Obrigado. Fiz mais pra distração e me força a focar em alguma coisa. Não sei é o futuro ou já ta sendo rsrs

      Excluir
  6. Eu demorei muito para ir mudando de nível, primeiro só renda fixa, depois uma pequena porcentagem em renda variável, este ano aumentei minha porcentagem em renda variável, aprendendo sempre !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendendo sempre, devagar e com paciência. É isso aí! Obrigado pela ilustre visita!

      Excluir
  7. Ser melhor investidor vem com o tempo, para além de ler bons livros e acompanhar as empresas, temos de ter tempo na bolsa para aprender na prática.

    Vi que você tem um canal no YouTube, inscrevi-me e deixei um like para dar uma força.

    Também tenho um blog e canal no Youtube sobre Dinheiro (finanças pessoais), Investimento (renda fixa, fundos imobiliários e ações) e Lazer (Viagens, Portugal).

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já acompanho o seu sim, like dado porque essa força é necessária rsrs.

      Sim, somente o tempo e a prática traz a maturação nos investimentos, o começo é muito perturbado e cheio de decisões erradas.

      Excluir

#13 - Custo de Vida para Morar em SP Sozinho

Fala galera, beleza? Hoje vou tentar mostrar quanto que precisa pra morar na Zona Norte de SP e qual é o custo de vida dessa localização. Se...

Mais acessados